A Canção Nova traz para você o “Acampamento para Músicos”, que acontece entre os dias 20 e 22 de abril, no Rincão do meu Senhor, na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).
Com o tema “Cantai ao Senhor uma canção nova” (Sl 95, 1), o encontro tem como objetivo despertar os músicos para a importância da escolha de suas canções nas diferentes celebrações na igreja.
“Na sua história bimilenária, a Igreja criou, e continua a criar, música e cânticos que constituem um patrimônio de fé e amor que não se deve perder” (Sacramentum Caritatis - Papa Bento XVI).
Bento XVI reforçou para que os fiéis se empenhem para sair de si mesmos para ir ao encontro do Senhor nesta Quaresma.
O Papa Bento XVI interrompeu hoje o ciclo de catequeses sobre a oração, no qual ele iniciou uma série de discursos sobre a vida de oração de Jesus, para dedicar-se ao tema da Quaresma, tempo liturgíco que inicia-se hoje, 22, com celebração da Quarta-feira de Cinzas.
O Santo Padre fez uma reflexão sobre os quarenta dias propostos pela Igreja para que cada cristão mortifique o corpo e santifique o coração. O Papa também trouxe uma visão mais abrangente deste tempo que prepara os fiéis para a Páscoa.
"(...) um período suficiente para ver as obras de Deus, um tempo no qual é necessário decidir-se e a assumir as próprias responsabilidades. É um tempo de decisões maduras", enfatizou.
O Pontífice fez um itinerário explicativo fazendo uso de alguns trechos da Escritura para explicar o significado do número quarenta na história de salvação do povo de Israel.
"Com este recorrente número de quarenta é descrito um contexto espiritual que permanece atual e válido, e a Igreja, exatamente mediante os dias do período quaresmal, mantém o perdurante valor e os tornam a nós presente a eficácia", salientou.
Por fim, o Santo Padre propôs um caminho quaresmal a todos os cristãos baseado no seguimento de Cristo a caminho do Calvário.
"Queridos irmãos e irmãs, nestes quarenta dias que nos conduzirão à Pascoa podemos encontrar nova coragem para aceitar com paciência e com fé todas as situações de dificuldade, de aflições e de prova, na consciência que das trevas o Senhor faz surgir um dia novo", afirmou.
Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.
Para responder essa pergunta, pare e pense nas cinco coisas de que você mais gosta. Viajar? Ir ao cinema? Rezar? Ir ao grupo de oração? Estudar?
Quer saber como ser santo? Faça bem todas essas coisas (citadas a cima). Leve Jesus para todos esses lugares. Convide-o para estar em todos esse lugares. Santidade não é fuga do mundo, mas transformação deste mundo. É saber que podemos curtir aqui, mas sem sermos "curtidos". É saber que podemos deixar marcas de Céu na vida de todos aqueles que estão ao nosso redor. Isso é ser santo. Fazer bem todas as coisas e amar. Este é o segredo da santidade, a verdade de uma humanidade que vive a si própria na plenitude. O amor é tudo o que as pessoas procuram.
O Homem não pode viver sem o amor. Ele permanece um ser incompreensível para si mesmo, sua vida é sem sentido, se o amor não lhe é revelado, se ele não encontra o amor, se ele não experimenta o amor e o torna seu, se ele não participa intimamente nele (Papa João Paulo II, encíclica Redemptor Hominis).
Ele está presente no Carnaval, nas festas de fim de ano, nas confraternizações, na balada, na família... Seu melhor amigo? Não, talvez o seu pior inimigo. Estamos falando do álcool, uma droga lícita que enquadra os jovens no rol das suas principais vítimas. Segundo a OMS, 320 mil jovens morrem todos os anos por causa do álcool. O que nós devemos fazer?
Ele está presente no Carnaval, nas festas de fim de ano, nas confraternizações, na balada, na família… Seu melhor amigo? Não, talvez o seu pior inimigo. Estamos falando do álcool, uma droga lícita que enquadra os jovens no rol das suas principais vítimas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool mata 320 mil jovens todos os anos e está entre as principais causa de adoecimento e morte no Brasil, segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mais de 60 tipos de doenças estão ligadas ao consumo do álcool; além disso, a maioria dos jovens que inciam sua vida nas drogas mais pesadas testemunham que o álcool foi a porta de entrada para elas.
“O camarada diz: ‘Ah, eu só bebo no final de semana’”. No entanto, se ele ultrapassa os limites do seu organismo, também vai enfrentar sérios problemas de saúde, diz o psiquiatra Nilson Lyrio.
Muitos jovens não sabem, mas o simples fato de ultrapassarem os 30 gramas de álcool no sangue (o equivalente a três copos de chope), já causam danos a vários órgãos como fígado, pâncreas, estômago, coração e cérebro. “O álcool gera o aldeído acético que é um veneno. Ele mata as células do fígado e mata neurônios”, alerta doutor Nilton.
Além das doenças, o álcool também faz vítimas na combinação “bebida x direção”. Estima-se que 75% das causas de mortes no trânsito estejam – de forma direta ou indireta – ligadas ao consumo da droga. “As pessoas que bebem perdem, em grande parte, a sua capacidade reflexiva, alterando o equilíbrio e seu senso espacial”, explica a psicóloga Elaine Ribeiro.
Por que eu bebo?
A pergunta é: por que os jovens estão bebendo cada vez mais cedo e em maior quantidade? O que está por trás doconsumo abusivo entre este grupo?
“Muitas vezes, o jovem busca a solução para seus problemas no álcool, numa tentativa de fugir do meio em que se encontra”, conta o psicólogo Marcos Ariel. De acordo com o profissional, é normal a transgressão de algumas regras e limites nesta etapa, mas o consumo abusivo pode estar escondendo a fuga de alguma situação problemática ou conflito interior. É nesta hora que o álcool surge como um “anestésico”.
“O uso abusivo do álcool pode estar escondendo alguma situação problemática ou conflito interior”
Para a psicóloga Elaine, o adolescente também tem a necessidade de fazer parte de um grupo e de ser aceito socialmente por ele, porque busca uma identidade; assim o álcool surge como uma forma de socialização. Mas a especialista alerta: “muitos jovens pensam que a bebida vai deixá-los mais livres, mais alegres, no entanto o álcool é um inibidor do sistema nervoso central. Então, depois daquele momento de euforia vem a depressão”.
No ano de 2011, a mundo assistiu ao fim trágico de uma das mais talentosas cantoras da atualidade, a britânica Amy Winehouse. Segundo o laudo a jovem morreu por causa do abuso do álcool. “por mais talentosa que esta cantora tenha sido, o que fica é o ‘como’ ela terminou. querendo ou não estes artistas também são referência para os jovens, e neste caso uma referência negativa” disse a psicóloga Elaine
Quando o vício bate à porta
Segundo a Unifesp, 78% dos jovens brasileiros bebem regularmente e, deste número, 19% são considerados dependentes do álcool. “A pessoa que bebe deve procurar saber se, na sua família, há histórico de alcoolismo, porque ela pode trazer o gen da dependência que vai predispor esta pessoa a ser um adicto em potencial”, orienta o psiquiatra, doutor Nilton Lyrio.
Segundo Nilton, além da questão genética que pode causar dependência, o consumo exagerado e frequente pode viciar a pessoa no álcool. “No fim de semana, o cara diz que ‘bebe todas’. Ele começa assim, bebendo ‘todas’ no fim de semana, mas, depois, passa a beber muito também durante a semana. Quando vê, já está buscando a bebida de forma compulsiva. Podemos dizer que este cidadão já está dependente”.
A religião como fator preventivo
A religiosidade vem ganhando destaque quando se trata da prevenção e da recuperação de jovens adictos de drogas lícitas e ilícitas. Dados publicados pelas PubMed e Scielo (Revistas de Medicina da Saúde dos EUA), mostram que pessoas que participam de uma religião ou dão importância à espiritualidade apresentam baixos índices de consumo de drogas como o álcool. Outro dado é que adictos que se tratam em comunidades terapêuticas de cunho religioso apresentam melhor recuperação do que aqueles tratados em clínicas médicas convencionais.
“Às vezes, pensamos que o recuperando não tem jeito, mas é neste momento que Deus age e muda a vida dessa pessoa”, diz Márcia Hoenhe da Pastoral da Sobriedade da diocese de Lorena (SP). Para Márcia, que trabalha na Casa Ágape (uma comunidade terapêutica) ,é notável a recuperação da pessoa que crê e participa das atividades de espiritualidade da casa de recuperação, daquelas que não acreditam e não participam.
“Eu tenho 32 anos de idade e metade da minha vida eu passei nas drogas. Ela só me deu euforia e eu não sabia o que era felicidade verdadeira, mas coloquei Deus na minha vida e Ele está me abençoando”, testemunha Douglas que se recupera do vício na casa Ágape.
A 28ª JMJ acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que esta edição bata o recorde de participantes. Na última edição, em Madri, Espanha, reuniu cerca de um milhão e meio de jovens de 187 nacionalidades diferentes, o que gerou 354 milhões de euros para a economia espanhola. O Brasil já vive o clima da Jornada com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ RIO2013.
Escolha da Letra e do Hino “A letra do Hino da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 refletirá o rosto da juventude do Brasil e do mundo. Jovens animados que têm o sentido de sua existência em Jesus Cristo, que descobrem neste amor o que os faz sentirem-se plenamente realizados e felizes. Esta relação de amizade e intimidade com o Senhor convida-nos a um autêntico testemunho da fé, com coragem e criatividade. Por isso, participar do concurso que escolherá a letra do Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude, é deixar que este amor se torne concreto e seja capaz de contagiar a todos que ouvirem”, destaca o texto do edital do Concurso. O Comitê Organizador Local (COL/Rio) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) fará o lançamento da logomarca oficial da JMJ Rio2013, na quarta-feira, 1º de fevereiro. A cerimônia será às 10h no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, onde fica a sede do Comitê. Na ocasião, o presidente do COL e Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, irá apresentar também o autor da logo, que foi escolhida através de concurso. O concurso para a logo já está encerrado, mas você ainda pode participar do concurso que escolherá a letra do hino da JMJ Rio2013. O concurso termina no dia 31 de janeiro. Ou seja, faltam poucos dias para que os jovens (de idade e de coração) enviem suas sugestões. Uma delas poderá embalar a juventude católica de todo o mundo no encontro com o Papa Bento XVI entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.
Voluntários SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA! Temos agora a oportunidade de fazer essa palavra do salmista se tornar uma realidade. Todos os que na sua vida fizeram uma experiência profunda do amor de Deus são chamados a compartilhá-la com os seus irmãos e o devem fazer no serviço, buscando o exemplo de nosso Senhor. Na ação de cada um dos voluntários que atuarão na Jornada Mundial da Juventude Rio2013 queremos manifestar a presença do Cristo servo, que nos disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”. Como canais da graça de Deus eles estarão nos diversos serviços e postos, não para serem servidos, mas para servir. Você também é chamado a partilhar seus dons e construir conosco a JMJ.