terça-feira, 28 de agosto de 2012

VOCAÇÃO “A vontade de Deus para a minha vida”


Vocação é antes de tudo um chamado de Deus; e precisa está fundamentada neste chamado. Vontades, desejos, sonhos nada disso por ser fundamento para se viver uma vocação.
A primeira vocação é o chamado a santidade e esse chamado Deus faz a toda a humanidade; em segundo plano, mas nem por isso menos importante, está o chamado a uma estado de vida: “Sacerdócio, Casamento, Vida Consagrada, Celibato …”
Existe um ensinamento de Dom Bosco, propagado por Monsenhor Jonas Abib como bom salesiano; que é um caminho seguro para se discernir o seu chamado a santidade e seu estado de vida; ele dizia: “Deus fala nos fatos, é preciso estar atento aos fatos para discernir a voz de Deus”. Mas é preciso ter coragem para fazer a vontade de Deus, que sempre é um chamado a renuncia e a aceitar o sofrimento, para ganhar como prêmio algo incomparavelmente melhor.
Se renunciarmos os prazeres deste mundo, tão passageiros e supérfluos, e aceitarmos os sofrimentos próprios desta renuncia; receberemos como prêmio a paz e esperança da vida plena com Deus, que geram em nós a verdadeira felicidade.
Um breve testemunho:
Abri o coração ao chamado a santidade, que Deus desde sempre me fazia, em 2000. E o chamado ao caminho sacerdotal, como seminarista só o descobri em 2005. Foram cinco anos tentando fugir do chamado específico que Deus fazia ao meu coração. Quando em 2005, acompanhado por um sacerdote, aceitei o chamado de Deus e iniciei meu caminho para o sacerdócio; foi um momento de grande felicidade, tive a certeza como nunca antes, que estava acertando na vontade de Deus para minha vida, foi um dos momentos mais felizes da minha história.
Buscando um seminário que vivesse a espiritualidade da renovação carismática, encontrei o caminho vocacional da Canção Nova. Iniciei meu caminho vocacional com a Canção Nova em 2006, entrei na comunidade em 2008 e em 2010 iniciei meus estudos como seminarista.
Estou este ano no “ano missionário” como seminarista na missão Canção Nova em Cuiabá MT. O processo de ir descobrindo a vontade de Deus que se revela nos fatos ainda não acabou, ele é constante e vai durar até minha ida para Deus, na minha morte, ou em sua vinda gloriosa; e até que isso aconteça continuo no meu processo de descobrir a vontade de Deus para cada momento da minha vida!
Posso dizer que esta é a vontade de Deus para minha vida, está é a minha vocação! Sou um homem realizado e muito feliz.
Joaquim Silva Seminarista Missionário da Canção Nova

(Fonte: Canção Nova)

Nenhum comentário:

Postar um comentário