segunda-feira, 8 de outubro de 2012

EFICACIA E HISTÓRIA DA MEDALHA DE SÃO BENTO DE NÚSIA

[fonte: apologeticadafecatolica.blogspot.com.br]




EFICACIA E HISTÓRIA DA MEDALHA: 


Em 1647, em Nattremberg, na Alemanha, umas feiticeiras, acusadas de terem feito malefícios contra os habitantes da região, foram presas por ordem da autoridade pública.

Na instrução do processo, eles declararam que suas supersticiosas maquinações sempre ficavam sem resultado nos lugares que estivesse presente a imagem da Santa Cruz; acrescentaram que nunca tinham conseguido exercer poder algum MESMO OS MAIS ALTOS GRAUS DE MAGIAS NEGRA contra a abadia (mosteiro) de Metten, de onde concluíram que tal impotência se devia a alguma Cruz que protegia aquele mosteiro.

As autoridades consultaram os monges Beneditinos de Metten sobre essa particularidade. Fizeram-se pesquisas na abadia e notaram-se nas paredes avia muitas representações da Santa Cruz, acompanhadas dos caracteres que estão reproduzidos na medalha de São Bento. Eram de época remota aqueles sinais, e muito tempo havia já que ninguém lhes prestava mais atenção.

Faltava explicar os tais caracteres, cujo sentido se tinha perdido; só eles é que podiam revelar a intenção com que aqueles cruzes ali haviam sido traçadas.

Depois de muitas investigações, encontrou-se, na biblioteca da abadia, um manuscrito notável pela encadernação enriquecida com relíquias e pedras preciosas, o qual trazia, 
na primeira página, treze versos que indicavam ter sido o volume escrito e adornado por ordem do Abade Pedro, no ano de 1415.
O papa Clemente XIV, em março de 1742, aprovou oficialmente o uso da medalha . 
Da Alemanha, onde primeiramente se cunhou a medalha, foi-se ela espalhando com
rapidez por toda Europa católica, sendo considerada pelos fiéis como uma defesa segura contra os espíritos infernais.

Muito mais tarde, já no século XX, foi encontrado outro desenho em um manuscrito do mosteiro de Wolfenbüttel representando um monge que se defende do mal, simbolizado numa mulher com uma cesta cheia de todas as seduções do mundo. O monge levanta contra ela uma cruz de são bento e vence. É possível que a existência de tal medalha religiosa não seja do século XIV e sim muito anterior.


Dom Gueranger, liturgista e fundador da Congregação Beneditina de Solesmes, disse que o costume da a imagem de são Bento aparecer com a santa Cruz, confirma a força que esse poder obteve em suas mãos. A devoção dos fiéis e as muitas graças obtidas por ela é a melhor mostra de seu autêntico valor cristão.

SIGNIFICADO DAS LETRAS DA MEDALHA :

  • Em cada um dos quatro lados da cruz: C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti. Cruz do Santo Pai Bento
  • Na vertical da cruz: C. S. S. M. L. Crux Sacra Sit Mihi Lux. Que a Santa Cruz seja minha luz
  • Na horizontal da cruz: N. D. S. M. D. Non Draco Sit Mihi Dux. Que o demônio não seja o meu guia
  • Começando pela parte superior, no sentido do relógio: V. R. S. Vade Retro Satana. Afasta-te Satanás – N. S. M. V. Non Suade Mihi Vana. Não me aconselhes coisas vãs – S. M. Q. L. Sunt Mala Quae Libas. É mau o que me ofereces – I. V. B. Ipse Venena Bibas. Bebe tu mesmo teu veneno

IMAGEM DA MEDALHA ABAIXO FRENTE E VERSO:


Um comentário: