terça-feira, 25 de setembro de 2012

Uma mensagem clara para nós no dia de hoje:

Não deixemos de adorar o Senhor; Nem de agradecê-lo por tudo que Ele faz! Mesmo diante das dificuldades, pois é no louvor que Espirito do Senhor habita em nós e nos trás alegria.
É o que vem dizendo na Sua Sagrada Escritura, quando o anjo Rafael diz ao jovem Tobias para voltar pra casa, após uma viagem, pois o pai dele era cego e estava em mau estado :

"Logo que entrardes em tua casa, 
adorarás o Senhor, teu Deus, 
e lhe darás graças. Irás em seguida beijar teu pai
e lhe porá imediatamente nos olhos o fel de peixe
que tens contigo. Sabe que seus olhos se abrirão
instantaneamente e que teu pai verá a luz do céu. E, vendo-te, ficará cheio de alegria"
(Tobias 11:7-8)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O que é o Youcat?

NÃO, não tem nada a ver com o YOUTUBE! Rs é o que explica o próprio site do YouCat:


YOUCAT
Imagem do #YouCat que mostra as imagens usadas para ilustrar, o posicionamento de textos principais, frases e informações complementares.
Em 2006, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena. Na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro não era útil para os jovens, e que era necessário um catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa. Mas quem escreveria um catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens.
Um grupo de escritores chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então dois campos de férias de verão a discutir o texto com o total de 50 jovens. Deste modo, o YOUCAT (abreviação de Youth Catechism), surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isto que o torna tão valioso. O próprio Papa Bento XVI apoiou o projeto desde o início. Ele próprio escreveu o prefácio, recomendando de todo o coração este livro aos jovens.
A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas. Trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, com muitas imagens e textos complementares, sendo que a sua a estrutura básica é semelhante à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. Foi examinado pela Congregação para a Doutrina da Fé e goza do apoio da Congregação para o Clero e do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
O YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial das Jornadas Mundiais da Juventude e foi lançado simultaneamente em 10 línguas diferentes para atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das JMJ, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como devo conduzir o Ano da Fé na minha vida?


Fonte: CN

Jéssica Marçal
Da Redação

Arquivo
'Cada fiel deve viver, portanto, o Ano da Fé como uma oportunidade de renovação da graça', destacou padre Wagner
Viver, celebrar, aprofundar a fé católica. Esse é o chamado que faz o Papa Bento XVI a todos os fiéis para o Ano da Fé, que se inicia em 11 de outubro próximo e termina em 24 de novembro de 2013.

Tendo em vista a proposta de amadurecimento da fé católica e o chamado à conversão ao Senhor, o padre Wagner Ferreira, da Comunidade Canção Nova, acredita que os fiéis devem viver o Ano da Fé com o coração aberto para uma nova experiência do Senhor Jesus, que é o Salvador da humanidade e dá sentido à existência humana.

“Cada fiel deve viver, portanto, o Ano da Fé como uma oportunidade de renovação da graça para poder proclamar com alegria que, em Jesus Cristo, toda e qualquer pessoa humana encontra a sua dignidade, a sua verdadeira liberdade”.

Mas os fiéis não estão sozinhos nessa tarefa. A Congregação para a Doutrina da Fé lançou uma nota com indicações pastorais para se viver bem o Ano da Fé. De acordo com padre Wagner, tais indicações devem ser traduzidas de forma concreta na realidade de cada comunidade cristã, em suas dioceses e paróquias.

A nota propõe, por exemplo, a realização de congressos e simpósios em torno dos textos do Concílio Vaticano II e temas presentes no Catecismo da Igreja Católica. Também há indicações para as conferências episcopais, dioceses, paróquias, comunidades, associações e movimentos.

“É importante, portanto, que cada fiel esteja atento àquilo que a diocese, a própria conferência episcopal, a sua comunidade, paróquia, movimento ou associação da qual a pessoa venha a participar vai promover em relação ao Ano da Fé”.

O padre lembrou ainda que a fé é um dom de Deus, é Deus quem suscita o ato de crer, mas ressaltou que a nossa existência deve ser um peregrinar na fé.

Ele citou o exemplo, presente na constituição dogmática Lumen gentium, do Concílio Vaticano II, da Bem Aventurada Virgem Maria. Uma das questões abordadas no documento é o fato dela ter realizado a sua peregrinação na fé.

“Todos nós, a exemplo de Maria, somos peregrinos da fé e, portanto, devemos fazer progressos na fé. Que se cultive a nossa comunhão com o Senhor para que aumente em nós a fé de modo que possamos ser, de fato, discípulos de Jesus e seus missionários”.

Profissão de fé da Igreja: o Credo

Como uma das formas de se aprofundar na fé, o padre destacou o pedido do Papa para que os fiéis rezem a oração do Credo, que é a profissão de fé da Igreja.

“Toda a comunidade cristã, todo fiel deve rezar, pelo menos diariamente, o Creio e, a partir dele, aprofundar, porque o Creio nos traz os artigos da fé, aquilo em que a Igreja crê, que nos faz viver mais intensamente este amor profundo ao nosso Senhor Jesus Cristo”.

Ele destacou que as paróquias, comunidades e movimentos vão promover diversos momentos de reflexão, estudo e aprofundamento em torno do Credo para que as pessoas tenham mais consciência a respeito da sua fé.

“A fé não é somente afetiva e emocional, ela é também racional. Eu creio como pessoa humana, eu não sou esgotado em afeto, em sentimento, em uma dimensão emocional. Eu sou, sobretudo, dotado de razão. Portanto, eu devo dar razões àquilo em que eu creio para que eu possa crer mais, de forma mais clara. Daí a importância de nós conhecermos e estudarmos a doutrina da Igreja”.

Após o Ano da Fé, o trabalho termina?

O padre destacou que o Ano da Fé é um marco, mas é um ponto de chegada de uma caminhada que a Igreja vem fazendo. Ele acredita que, sendo um marco, o Ano da Fé vai contribuir para que haja uma continuidade após o Ano, para que a Igreja possa viver com mais esperança e alegria a sua fé.

Ele lembrou que as orientações para a vivência do Ano da Fé insistem na questão do estudo, para que comunidades e paróquias promovam momentos de reflexão com o povo de Deus. Ele citou, por exemplo, que há muita atenção para a catequese das crianças e que é necessario também atentar para a catequese dos adultos.

“É preciso ter uma atenção à catequese dos adultos, porque às vezes eles receberam a catequese lá na infância e, depois, com o decorrer da vida, tem algumas coisas que precisam ser atualizadas para que a pessoa possa viver melhor a sua fé”. 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vamos adorar o amado ?

É tempo de adorarmos o nosso amado Senhor!
por isso, não só nós, mas JESUS estará te esperando pra essa noite maravilhosa com adoração ao Santíssimo! Não deixe a graça passar!



sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Seduz-nos Senhor!

Olá amados, paz e bem!
Já venho convocar sua presença amanhã, no Rumo ao Céu
para essa noite maravilhosa na presença do Senhor!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Até onde vai o nosso esforço para evangelizar?

         Já parou pra pensar sobre o que você posta nas redes sociais? As coisas que normalmente estão lá no seu mural do facebook, ou lá nos seus tweets, são coisas que levam a Deus? O que você realmente faz para que os jovens/adultos vejam o quanto é bom ser de Deus?
         É importante refletirmos sobre isso, pois é no nosso CLICK, ou no nosso COMPARTILHAR que estamos influenciando na vida dos internautas. Temos que fazer coisas que levem os outros no caminho rumo ao céu
         E a EVANGELIZAÇÃO, como pode-se ver, começa por nós! Por isso voltemos nossos planos, também para fazer essa ação. Pois é ela que vai levar a palavra de Deus/a Salvação, naqueles lugares onde essas coisas que levam ao céu acaba não chegando!

Pense nisso, ponha em prática, evangelize!