quinta-feira, 25 de abril de 2013

Transporte na #JMJ

[fonte: Destrave]

A Jornada Mundial da Juventude está bem próxima. Falta pouco para que o Rio de Janeiro seja, dos dias 23 a 28 de julho, palco do maior encontro de jovens do mundo; e para que estes peregrinos sejam bem acolhidos na cidade maravilhosa, é preciso uma grande infraestrutura de transporte, alimentação, hospedagem etc.
Como sabemos, a cidade do Rio de Janeiro abrigará grandes eventos internacionais, e uma das preocupações dos brasileiros diz respeito à infraestrutura de transporte da cidade.
O transporte público, no Brasil, não é algo que receba nossas melhores notas, pois são poucas linhas de metrô, ônibus lotados e trânsito , as quais testam, diariamente, a nossa paciência. Para quem esteve nas Jornadas anteriores, como Sidney e Madri, por exemplo, sabe que existirá uma disparidade muito grande com relação à mobilidade dos peregrinos. No entanto, há uma organização muito positiva por parte do COL (Comitê Organizador Local) junto às Secretarias de Transporte do Município e do Estado para diminuir os impactos desta realidade durante os dias de evento.
Segundo Carlos Osório, Secretário Municipal de Transporte da Cidade do Rio, será montada uma grande estrutura para o transporte dos peregrinos. “Todos os acessos rodoviários do Estado do Rio de Janeiro serão monitorados pela Polícia Federal e haverá um esquema especial de trânsito até a chegada à nossa região metropolitana. Nós teremos bolsões para o estacionamento de ônibus de peregrinos, e, dentro deste planejamento, estão as principais vias de acesso rodoviário, assim como os aeroportos”, disse o secretário.
Confira a reportagem:


A cidade do Rio conta com uma frota de 8,7 mil ônibus operados por 47 empresas. Duas linhas de metrô, com 42 km de extensão e 35 estações, sendo algumas delas interligadas com a SuperVia (sistema de trens urbanos) e ônibus expresso. A frota de táxi conta com 33 mil carros e um sistema interligado com GPS, o qual opera 24h por dia.
Abaixo, listamos algumas dicas básicas para quem virá ao Rio de Janeiro, sobretudo para pequenos grupos ou aqueles que não fretarão transporte:
  • No aeroporto, há empresas que possuem linhas de ônibus até o centro da cidade, as quais rodam de 1 em 1 hora em média. O valor varia de 5 a 12 reais. Voluntários estarão no aeroporto orientando os peregrinos.

  • Se você estiver num grupo de poucas pessoas e preferir mais comodidade, pode pegar um táxi; no entanto, o valor da corrida não é tão barato. A dica é: prefira o táxi apenas para trajetos curtos. (Obs.: taxistas receberão em outras moedas).

  • Para participar dos atos centrais e das várias atividades da JMJ espalhadas pela cidade, prefira o transporte público (ônibus e metrô). Para os peregrinos que fizeram inscrição, o kit peregrino contém passe livre para este serviço.

  • Segundo a organização do evento, os peregrinos ficarão hospedados por regiões linguísticas para facilitar a mobilidade. Por exemplo: os grupos de língua italiana serão divididos na mesma região, na qual acontecerá a catequese de língua italiana, assim, não precisarão se deslocar para outras regiões da cidade.

  • Quem já participou de outras Jornadas sabe que não existe muito conforto em um evento como este; afinal, trata-se de uma peregrinação que exige uma dose a mais de renúncia, sacrifício e tolerância. Portanto, esteja disposto a caminhar bastante na cidade do Rio de Janeiro e contemplar a sua beleza natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário