O Santo Padre destacou que a santidade da Igreja é antes de mais nada, a santidade da própria pessoa de Cristo, do seu Evangelho e dos seus sacramentos, por isso os seminaristas e todo o clero, devem "ser santos para não gerar uma contradição entre o sinal que somos e a realidade que queremos significar".
Bento XVI preside Missa para os seminaristas na Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, em Madri |
"Estais a caminho para uma meta santa: ser continuadores da missão que Cristo recebeu do Pai", ressaltou Bento XVI, e explicou que Cristo foi o novo e definitivo sacerdote, que fez uma oferta total da sua existência. A Eucaristia "é a expressão real dessa entrega incondicional de Jesus por todos, incluindo aqueles que O entregavam: entrega do seu corpo e sangue para a vida dos homens e para a remissão dos pecados".
Bento XVI incentivou os seminaristas a pedir a orientação do Espírito Santo para conseguir imitar Cristo, o Sumo Sacerdote e Bom Pastor.
E indicou a eles os passos para viver bem os anos de preparação para o sacerdócio. "Em primeiro lugar, devem ser anos de silêncio interior, de oração permanente, de estudo constante e de progressiva inserção nas atividades e estruturas pastorais da Igreja", apontou.
Outra dica de Bento XVI é a de viver os anos de formação "com profunda alegria, em atitude de docilidade, de lucidez e de radical fidelidade evangélica, bem como numa amorosa relação com o tempo e as pessoas no meio de quem viveis".
Diante dos novos desafios que surgem a cada época, o Papa afirmou que Deus dá a graça oportuna para "os assumir e superar com amor e realismo". "Por isso, em toda e qualquer circunstância em que se encontre e por mais dura que esta seja, o sacerdote tem de frutificar em toda a espécie de boas obras, conservando sempre vivas no seu íntimo aquelas palavras do dia da sua Ordenação com que se lhe exortava a configurar a sua vida com o mistério da cruz do Senhor".
O Papa pediu aos seminaristas que procurem descobrir se "este caminho, que requer coragem e autenticidade, é o vosso" e prossigam nele, avançando para o sacerdócio, só se estiverem "firmemente persuadidos de que Deus vos chama para ser seus ministros e plenamente decididos a exercê-lo obedecendo às disposições da Igreja".
Depois da celebração, o Papa se encontrou rapidamente com o presidente do Partido Popular, Mariano Rajoy Brey. Em seguida se dirigiu para a residencia do Arcebispo de Madri para um almoço com cardeais espanhois e bispos da província de Madri.
fonte: CN Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário