sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Via sacra na JMJ!


O Papa Bento XVI presidiu nesta tarde, 19, a celebração da Via-sacra, devoção católica inserida no programação da Jornada Mundial da Juventude, (JMJ), que está sendo realizada em Madri, Espanha.
Em sua meditação o Santo Padre recordou o sofrimento humano, que é assumido por Jesus Cristo na cruz: “A Paixão de Cristo incita-nos a carregar sobre os nossos ombros o sofrimento do mundo, com a certeza de que Deus não é alguém distante ou alheio ao homem e às suas vicissitudes; pelo contrário, fez-Se um de nós para poder padecer com o homem, de modo muito real, na Carne e no Sangue”.
Em cada estação jovens de diferentes nacionalidades seguiram com a cruz, objeto que é símbolo do evento. Foram escolhidos peregrinos com algum tipo de deficiência, provenientes de áreas de conflitos, como Terra Santa e Iraque e também alguns vindos de países que sofreram catástrofes naturais, como é o caso do Haiti e Japão.
A ideia por parte dos organizadores foi a de mostrar que Jesus está perto daqueles que sofrem, fazendo a passagem da morte para a vida.
Bento XVI sublinhou a importância do aprendizado e de uma vida autêntica cristã, que deve passar das palavras ao testemunho vivo: 
Décima primeira estação“Olhemos para Cristo, suspenso no duro madeiro, e peçamos-Lhe que nos ensine esta misteriosa sabedoria da cruz, graças à qual vive o homem. A cruz não foi o desfecho de um fracasso, mas o modo de exprimir a entrega amorosa que vai até à doação máxima da própria vida.”
Além das tradicionais 14 estações, que retratam os momentos da condenação e execução de Nosso Senhor Jesus, está exposta uma outra escultura, dedicada a Nossa Senhora das Dores, à qual o Papa dirigiu sua oração conclusiva: 
“Voltemos agora os nossos olhos para a Virgem Maria, que nos foi entregue por Mãe no Calvário, e supliquemos-Lhe que nos apoie com a sua amorosa proteção no caminho da vida, particularmente quando passarmos pela noite da dor, para conseguirmos permanecer como ela, firmes ao pé da cruz.”
Ao final do discurso os jovens aplaudiram o Santo Padre, empolgados, gritando: “Benedictus” (Bento)!
Fonte: Destrave

Nenhum comentário:

Postar um comentário